GT

RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Este é um projeto do Grupo de Trabalho “Aplicações Avançadas de Visualização Remota” e tem como proposta a realização, produção, sistematização e catalogação do processo de criação de conteúdo audiovisual em formato 4K 3D (imagem com definição mínima de 4096×2160 pixels).

O objetivo principal do projeto é produzir conteúdo audiovisual no formato 4K 3D (um filme de 8 a 10 minutos no padrão 4096×2160 pixels por frame) e disponibilizar um relatório circunstanciado relativo a todas as fases de produção do conteúdo, tais como sistema de câmeras em 4K, estereoscopia, produção, captação, finalização e formatos de output de vídeos (JPEG 2000, H.264, MPEG-4), além de testes e escolhas de formatos mais adequados à transmissão de conteúdos através de redes fotônicas de alta performance.  O objetivo secundário é criar massa crítica, conhecimento do processo e know how científico e tecnológico no campo do cinema e das redes fotônicas.

Link para GT na RNP: http://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=49156777 

Sobre o Grupo de Trabalho de Visualização Remota

Visualização Remota de Aplicações Avançadas / Apresentação

Diversos avanços tecnológicos significativos ocorreram nos últimos anos e elevaram a produção e exibição digital a níveis dificilmente imagináveis antes. Esses avanços tecnológicos incluem a introdução de escaneadores de alta resolução, compressão de imagens digitais, armazenamento e processamento distribuído de dados em redes de alta capacidade, captura e projeção digital em super-alta-definição (imagens com resolução equivalente a 4 vezes superior à HD). A combinação dessas tecnologias define a infraestrutura base para aplicações científicas e culturais que demandam esquemas de visualização avançados.

A manipulação de dados visuais nas mais altas resoluções permitidas pelo estado da arte em tecnologias de transmissão, processamento, captura e exibição de imagens em movimento representam um grande desafio de pesquisa em nível mundial. No Brasil, poucos grupos de pesquisa tem conhecimento dessas tecnologias, que ainda são restritas devido a dificuldade em se adquirir “encoders”, câmeras e projetores 4K.

Ciente disto, a RNP, através de um Programa de P&D em Aplicações Avançadas de Visualização Remota, está financiando três grupos de trabalho que visam explorar três aspectos complementares do domínio da tecnologia 4K: (i) Criação de Conteúdo Visual; (ii) Distribuição de Conteúdo e (iii) Formas de Exibição. Esses grupos de trabalho são coordenados respectivamente por pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, UFPB/LAVID e USP.  Espera-se que o trabalho realizado aumente o nível de conhecimento das tecnologias envolvidas e gere agentes multiplicadores de conhecimento. O resultado do programa será demonstrado no11º Workshop GLIF, que historicamente vem sendo palco de demonstrações do estado da arte das tecnologias de transmissão e colaboração em redes ópticas de alta capacidade.

Projetos:

Criação de Conteúdo Visual coordenação: Jane de Almeida (Mackenzie) Blog do projeto
Distribuição de Conteúdo coordenação: Guido Lemos (UFPB)
Exibição e Colaboração coordenação: Tereza Cristina Carvalho (USP)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s